Economia solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é o preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fornecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem de todos e no próprio bem.
Quando falamos de Economia solidária, o conceito é diferente. O objetivo é criar atividades econômicas sustentáveis, geridas na base da cooperação entre os seus trabalhadores/as, numa perspectiva de desenvolvimento local e de construção de outras relações sociais, emancipadoras e equitativas. Tem por isso uma visão mais multidimensional, que vai para além do econômico, e integra fortemente a educação, a cultura, a ação politica para a transformação social.
A economia popular solidária é "o conjunto de empreendimentos produtivos de iniciativa coletiva, com certo grau de democracia interna e que remuneram o trabalho de forma privilegiada em relação ao capital, seja no campo ou na cidade.
Sempre que o movimento de economia solidária se reúne, fica claro que a intenção é realizar uma transformação social, questionando a forma como a economia está organizada e propondo outra maneira de promover o desenvolvimento, com menos concentração de renda e melhor distribuiçãoda riqueza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário